Está aí a 7ª edição da Rural Castanea: a grande festa em honra da rainha castanha. A decorrer entre os dias 26 e 28 de Outubro, com vem sendo hábito no concelho de Vinhais, em Trás-os-Montes, a festa deste ano mantém a sua aposta na promoção do produto castanha, na sua valorização e nos importantes resultados gastronómicos que consegue alcançar.

O Maior Assador de Castanhas do Mundo, principal ex libris da festa e Record Guiness, volta também a marcar a sua presença e a garantir um magusto gratuito durante os três dias do certame. São toneladas de castanhas, sempre quentinhas, que vão estar à disposição de todos os que se desloquem ao nordeste transmontano, região reconhecida pela sua beleza natural e paisagística.

Entre as muitas actividades programadas para a Rural Castanea 2012, destacam-se um Espectáculo com Gaiteiros, a 2ª Rota do Javalitt, uma “Chega de Touros”, o 9º Passeio BTT – Tour da Castanha e uma prova de Perícia Equestre. Paralelamente aos muitos eventos que se vão realizar durante os três dias de festa, há ainda lugar para a apresentação de sonoridades tradicionais, exposições de produtos regionais e várias jornadas gastronómicas. Para além da compra de castanha, os visitantes têm ainda à sua disposição uma ampla oferta de produtos da região, como é o caso dos licores e vinhos, das compotas e doçaria, dos enchidos e do artesanato regional.

No seguimento do que já acontece com outros eventos da região, nomeadamente com a reconhecida Feira do Fumeiro, a organização tem desenvolvido esforços no sentido se consolidar a Rural Castanea com uma grande festa de projecção nacional e além-fronteiras, bem como a promoção do fruto que tem vindo a ganhar importância ao longo dos tempos e já representa uma parte considerável do valor da economia local – cerca de 15 mil toneladas de produção anual.

Para obter mais mais informações sobre o programa integral da Rural Castanea 2012, visite o sítio internet da Câmara Municipal de Vinhais.

Caso necessite de alojamento durante a sua visita à Rural Castanea, poderá recorrer ao nosso parceiro booking.com, especialista em reservas online e com uma oferta diversificada na zona.