A partir de agora, a Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) tem uma parceria com a Via Verde, que tem como objectivo disponibilizar aos clientes da Via Verde estadias em unidades hoteleiras e programas de lazer, utilizando o valor das portagens e combustível.

Desta forma, as deslocações tornam-se mais acessíveis, o que a AHP espera que possa desenvolver e promover as unidades hoteleiras portuguesas, dinamizando o turismo interno.

A adesão ao programa da Via Verde é gratuita, bastando apenas o registo no site da Via Verde. Este programa funciona através de acumulação de pontos, que pode ser feito de duas formas: através de viagens nas auto-estradas aderentes ou utilizando outros serviços da Via Verde. No primeiro caso, um quilómetro percorrido equivale a um ponto (se fizer a deslocação entre Porto e Lisboa pode acumular 250 pontos). No caso da utilização de outros serviços, cada euro gasto equivale a cinco pontos.  Por exemplo, ao abastecer 30 euros de combustível, são acumulados 150 pontos.

Uma vez que a parceria é recente, foi criado um welcome pack, que oferece automaticamente 2000 pontos, no caso das adesões feitas até 31 de Dezembro.

A selecção dos hotéis em que será possível ter acesso a descontos é feita pela AHP e pela Via Verde.

Para Luís Veiga, presidente da AHP, «uma das principais preocupações da AHP, como maior associação da hotelaria nacional, tem sido a dinamização do turismo interno. Nos vários inquéritos realizados junto dos associados tem sido referido, por diversas vezes, o custo das deslocações como um dos obstáculos ao crescimento do turismo interno. Na realidade, os valores das portagens e do combustível acabam por encarecer as férias dos portugueses e por ser um entrave para muitas unidades hoteleiras no que respeita à captação de turistas. A AHP, no âmbito das suas funções, tem vindo a alertar as entidades competentes para estas barreiras que só contribuem para o atual desequilíbrio entre regiões. Esta é, pois, uma parceria inovadora e relevadora do espírito proactivo da AHP».