Lembram-se do projecto “Até onde vais com 1000 euros?” e das memoráveis crónicas do Jorge Vassalo? Das suas aventuras pelos “Caminhos de Santiago”? Das suas deambulações pela Indochina, Índia ou Turquia? Então preparem-se porque há novidades! O Jorge, que também é líder para alguns destinos de uma conhecida agência nacional, acaba de iniciar mais uma das suas apaixonantes aventuras, desta feita no Transiberiano.

Este mítico caminho-de-ferro é não só uma maravilha da engenharia, da qual os russos muito de orgulham, mas também o mais extenso percurso ferroviário mundial: algo que se estende por mais de 9.000 quilómetros e atravessa 10 fusos horários até Vladivostok – cidade portuária no extremo leste da Rússia, junto ao Mar do Japão.

Tendo a Moscovo das praças impotentes e do metro feito museu já ficado para trás, o comboio pintado com caracteres estranhos percorre agora um dos três percursos disponíveis: o Transmongoliano que, ao contrário do percurso original, tem o seu término em Pequim. Durante as próximas semanas o Jorge contará com várias paragens pela Sibéria, Mongólia e China: serão milhares de quilómetros feitos à velocidade da vontade e das cores da estepe; da água cristalina do Baikal e da generosidade mongol; dos sabores estranhos e da Beijing que se transfigurou para as últimas olimpíadas.

Para os que sempre sonharam com a magia do transiberiano e queiram passar pela mesma experiência, podemos desde já revelar que no próximo ano está prevista a realização de uma viagem semelhante liderada pelo Jorge, embora com duração inferior à da viagem actual. Mantenham-se pois atentos, porque nos próximos meses surgirão novidades.

Entretanto, deixem-se enfeitiçar por esta viagem de sonho e acompanhem as novidades publicadas pelo Jorge Vassalo em http://fuidarumavolta.blogspot.com/