Khardung La, considerada a estrada mais alta do mundo, é o destino da expedição organizada e promovida pela conhecida dupla de viajantes Inácio Rozeira e Helena Pimentel.

Com a Índia a ocupar um lugar muito especial nos seus corações, a dupla de viajantes empreendeu recentemente uma volta ao subcontinente indiano na companhia de uma Royal Enfield com sidecar, onde foram percorridos mais de 8000 quilómetros em cinco meses. Da maravilhosa experiência, ficou também uma certeza: voltar a desbravar caminhos em cima das míticas motos de fabrico indiano. Não demorou muito. Chegou o momento de voltar a dar uso às duas rodas, mas agora com a presença dos portugueses mais aventureiros. Está aí a primeira Expedição Portuguesa de Mota à Estrada mais Alta do Mundo.

Com partida para 31 de Agosto, os dezasseis dias previstos para a duração da viagem são uma excelente forma de viver intensamente a cultura indiana, experimentar a sua gastronomia e admirar as maravilhas de uma paisagem absolutamente única e deslumbrante. O itinerário, que será desenvolvido ao longo de 1500 quilómetros, começa com uma visita a Deli em riquexó, dirigindo-se depois para Norte, com passagem por vários locais, nomeadamente a vila de McLeod Ganj, onde se encontra o governo tibetano no exílio. Segue-se a subida dos Himalaias até à cidade de Leh, no Ladakh, de onde se “atacará” Khardung La, a estrada mais alta do mundo, a mais de 5300m de altitude. O regresso a Deli é depois efectuado num voo interno.

As inscrições estão abertas a um número máximo de 20 motociclistas mas, para quem não tem carta de moto ou se sente pouco confortável nestas andanças, a organização criou a figura de acompanhante. Nestes casos a viagem será efectuada nos carros de apoio, com um custo menos elevado, mas só é viável para quem efectivamente acompanhar um expedicionário de moto até Khardung La.

Além da dupla responsável pela organização, a expedição a Khardung La será acompanhada por uma equipa logística, onde se incluem guias indianos profundamente conhecedores da zona e do percurso, bem como de mecânicos especialistas das Royal Enfield.

A participação inclui a mota Royal Enfield, combustível durante toda a expedição, seguro da mota contra terceiros, veículos de apoio para transportar bagagem, mecânicos e peças sobresselentes, dois guias de mota para acompanharem a frente e cauda da expedição, voo de Leh para Deli, alojamento em hotéis de quatro estrelas ou acampamentos de luxo, alimentação conforme indicado no programa, transferes e garrafas de oxigénio, caso venham a ser necessárias durante as deslocações em altitude.

O preço para participar na Expedição a Khardung La é de 3.100 € para os expedicionários de moto, ou de 2.500 € para os seus acompanhantes. Nenhuma das opções inclui voos internacionais, pelo que terão de ser adquiridos como suplemento. A obtenção do visto de turismo para a Índia e o capacete, são também assuntos da responsabilidade dos participantes.

Para obter informação detalhada sobre a expedição ou proceder à inscrição, deverá consultar o site oficial disponível em http://expedicaokhardungla.com/ ou em opção dirigir-se ao auditório da FNAC Chiado, dia 13 de Julho, pelas 18h30, onde o Inácio Rozeira e a Helena Pimentel irão estar a fazer uma das apresentações públicas do projecto.

As reservas de voo para a Índia podem ser efectuadas junto agências online como é o caso da eDreams, Netviagens ou Logitravel