A easyJet, maior companhia low-cost britânica, anunciou o lançamento de uma nova rota entre os aeroportos de Luton, em Londres, e Reiquiavique, capital da Islândia. A rota entrará em funcionamento no próximo dia 27 de Março e terá três frequências semanais – aos domingos, terças e quintas-feiras. Os preços anunciados, para voos de ida e volta, começam das 59 libras (aproximadamente 70 euros) e incluem todas as taxas e serviços.

Com esta rota, a easyJet passará a competir directamente com a Icelandair – companhia responsável pelos voos charter entre a Islândia e a cidade de Faro – e Iceland Express, transportadora islandesa que mantém actualmente o domínio no segmento low-cost, com destino a terras de sua majestade.

Embora se desconheçam alguns pormenores, o anúncio poderá estar relacionado com o facto de a Islândia “estar na moda” e ser um dos destinos actualmente mais recomendados. Como tivemos oportunidade de anunciar, a UNESCO nomeou a cidade de Reiquiavique como a “Cidade da Literatura” para o ano de 2012. Outra referência não menos importante, é o facto dos leitores da prestigiada editora Lonely Planet terem eleito a capital islandesa como a melhor cidade a visitar, também durante o próximo ano.

Lembramos que com a crise financeira de 2008 e o consequente colapso dos principais bancos islandeses, o país entrou na bancarrota. Parte da economia desmoronou-se, facto que contribuiu para os preços dos serviços turísticos, no passado relativamente elevados para muitas bolsas, se tornassem muito mais acessíveis para a generalidade das pessoas. E embora o sector se encontre em franca recuperação, os valores continuam a não atingir os praticados no passado recente.

Ao disponibilizar a nova rota para o aeroporto de Keflavik, em Reiquiavique, a easyJet e a sua frota superior a 200 aeronaves, passam a servir um conjunto de 30 países, num total de 580 rotas, distribuídas pela Europa, África do Norte e Médio Oriente.

As reservas para esta rota já podem ser efectuadas em qualquer agência de viagens da sua preferência, incluindo as disponíveis online como a eDreams, Netviagens ou Logitravel.