Depois da passagem por Porto Rico e República Dominicana, o furacão Irene aumentou de intensidade e já atingiu a categoria 3. De acordo com o National Hurricane Cente (NHC), sediado em Miami, o furacão encontrava-se às 12h UTC nas próximidades das ilhas sudeste das Bahamas, fazendo-se sentir com ventos na casa dos 185 Km/hora e num raio aproximado de 65 Km.

Ainda segundo o NHC, o Irene move-se a cerca de 15 Km/hora, numa trajectória que poderá afectar com algum impacto o centro das Bahamas e mais tarde os EUA. É de prever que o Irene continue a ganhar força nas próximas horas e que à sua passagem possam existir inundações, apagões e cortes nas redes de telecomunicações.

Neste momento as autoridades estão a olhar com alguma atenção para Nassau, capital e maior cidade das Bahamas, pois além de dispor de uma população de 260 mil habitantes, é um importante destino turístico que representa uma importante fonte de receitas na economia local.

Mantendo-se a rota para nordeste, é de prever que o furacão Irene toque terra continental na região americana de New England, que inclui o estado de Maine, New Hampshire, Vermont, Massachusetts, Rhode Island e Connecticut.