A easyjet, companhia de baixo custo britânica, anunciou para dia 19 de Abril a abertura oficial da sua base no aeroporto de Lisboa. Segundo as declarações avançadas à agência Lusa pelo director ibérico da easyjet, Javier Gándara, a companhia já terá recrutado os oitenta funcionários necessários à operação da base lisboeta, essencialmente para ocupar os lugares de piloto e de tripulante de cabine. Não menos importante é ter-se conseguido assegurar que cerca de 70% dos trabalhadores são portugueses. O responsável pela easyjet quis ainda sublinhar o facto de os funcionários terem assinado um contracto de trabalho em Portugal, facto que implicará o pagamento de todos os impostos e Segurança Social no país e que demonstra o “compromisso a longo prazo da easyJet” em Portugal.

Entretanto, e como consequência das alterações introduzidas pela ANA Aeroportos à organização do aeroporto da Portela, a easyjet passou desde ontem a concentrar toda a sua operação no terminal 2. Com esta mudança, o responsável da companhia acredita estarem reunidas todas as condições para easyjet continuar a crescer neste terminal, facto que não torna urgente a conclusão do estudo que irá definir a localização do aeroporto destinado às companhias low-cost, a instalar na sequência da recente decisão governamental e seguindo a solução conhecida como “Portela+1”.

Com a abertura da base no aeroporto da Portela, a easyjet irá também inaugurar cinco novas rotas para a Europa: Amesterdão, Astúrias, Bordéus, Copenhaga e Veneza. A companhia prevê ainda que a nova base possa contribuir para um crescimento de 15 por cento dos seus voos e que o número de passageiros transportados ultrapasse os dois milhões.

Já sobre a privatização da ANA Aeroportos, Javier Gándara, não se mostrou muito preocupado e apenas referiu que para a easyjet “é irrelevante” a gestão do aeroporto de Lisboa ser pública ou privada. A companhia voa actualmente para mais de 130 aeroportos, lidando com vários tipos de gestão, o que lhe permite identificar o que é realmente importante: ser eficiente e competitivo.