Em comunicado divulgado durante a madrugada de hoje, os sindicatos que representam os controladores aéreos nacionais anunciaram a desconvocação da greve que iria começar às 6h00 de amanhã, dia 29 de Junho. Segundo o que está a ser avançado por vários meios de Comunicação Social, a NAV – entidade responsável pela gestão do espaço aéreo nacional – decidiu avançar com o cancelamento da greve pelo simples “facto de se terem aberto, junto da Tutela, vias de diálogo até aqui inexistentes e do compromisso em ser analisada, em conjunto com sindicatos e empresa, a especificidade do modelo de negócio da NAV Portugal e soluções que evitem a perda anual de milhões de euros”.

Para as companhias aéreas, nomeadamente a TAP, o grande problema é que já foram despendidos vários milhões de euros para reafectar voos e transferir passageiros, facto que se traduz em percas não recuperáveis e que irão afectar os resultados financeiros das empresas. Agora, e face ao cancelamento da greve programada, as companhias aéreas estão a tentar repor as ligações aéreas que já tinham sido canceladas, mas a provável baixa ocupação, face a grande parte dos passageiros já terem alterado as suas viagens de modo a evitarem perturbações, não será suficiente para reduzir o significativo prejuízo financeiro.

Sendo a TAP, porventura, a companhia mais penalizada pela greve agora desconvocada, como é aliás perceptível pela informação publicada esta manhã no seu site, pois esteve “a reprogramar toda a sua operação, alterando o horário de vários voos e vendo-se forçada a cancelar outros”, o mais importante neste momento é desenvolver “todos os esforços para repor a sua operação tanto quanto possível”.

Todos os passageiros com voos marcados para os dias previstos de greve, devem agora entrar em contacto directo com as companhias aéreas ou agências de viagens, onde tenham adquirido os seus voos, de modo a obterem informação pormenorizada e confirmarem as suas ligações aéreas.