A Iberia, companhia aérea de bandeira espanhola, acaba de anunciar que a greve de pilotos convocada para o próximo dia 29 de Dezembro, irá provocar a suspensão de 36 por centro da sua operação, o que se traduz no cancelamento de 118 voos.

Na nota apresentada à impressa, a Iberia informa que cancelou 10 por cento dos seus voos de longo curso, 38 por cento dos voos de médio curso e aproximadamente 45 por centro dos seus voos domésticos.

O número de voos cancelados foi definido com base nos serviços mínimos decretados pelo Ministério do Fomento, de forma a proteger algumas ligações vitais e de reconhecida importância, como é o caso das Canárias e Baleares. A greve não afectará os voos operados pela Air Nostrum e Vueling, bem como todos os voos operados em code-share por outras companhias.

Recorde-se que o principal motivo a despoletar esta greve, convocada pelo sindicato dos pilotos – SEPLA –, prende-se com o recente anúncio que visa a criação da low-cost Iberia Express. A Iberia e o grupo IAG, pretendem concentrar nesta subsidiária parte dos voos domésticos e europeus sediados no aeroporto de Barajas, Madrid, facto que não é aceite pelos pilotos pois acreditam estar a “violar o acordo de fusão que resultou na IAG”.