A LAM, companhia aérea moçambicana, acaba de anunciar a suspensão dos voos que ligam Maputo e Lisboa, já a partir do próximo dia 22 de Novembro. Em parte inesperado, o anúncio prende-se com a reformulação da estratégia que a companhia mantém para a Europa, estando prevista para breve o retomar das operações com aeronaves e tripulações próprias.

Como é do conhecimento público, e à semelhança do que também já aconteceu à TAAG angolana, a companhia de bandeira moçambicana encontra-se actualmente impedida de voar para qualquer destino na Europa. A decisão de banir a LAN do espaço aéreo europeu, tomada em Abril último, deve-se ao relatório resultante da auditoria sobre supervisão e segurança, efectuado no país pela International Civil Aviation Organization (ICAO).

Após a deliberação das instâncias europeias, e de forma à rota existente entre as capitais dos dois países se manter em funcionamento, a LAM acabou por contratar os serviços da companhia portuguesa euroAtlantic Airways, agora assegurados apenas por mais duas semanas.

Embora ainda não se conheçam grandes pormenores sobre as verdadeiras motivações da decisão, esta poderá estar relacionada com o possível levantamento, previsto para breve, da interdição em voar para a Europa. Recentemente, a companhia moçambicana criou a LAM Internacional, onde irá operar uma frota nova e cuja principal missão terá que ver com as operações internacionais da transportadora. Além de Portugal, estão previstos outros destinos na Europa, Brasil e China.

De forma a resolver a situação criada com suspensão agora decretada, a transportadora diz contar com a parceria estabelecida com a TAP, de forma a esta reforçar a capacidade com destino a Moçambique, permitindo assim o transporte dos passageiros que já adquiriram bilhetes para datas posteriores à suspensão da operação.

Se em breve pretende voar para Moçambique, poderá encontrar outras soluções de voo junto da agência de viagens online eDreams.