A TAM, maior companhia aérea do Brasil e actualmente em processo de fusão com a chilena LAN, acaba de anunciar que no segundo semestre do próximo ano irá estender à sua frota de aviões widebody, as componentes técnicas que irão permitir aos seus passageiros fazer chamadas móveis e conectar dispositivos wifi à internet.

Os serviços a instalar são baseados na tecnologia SwiftBroadband (SBB) da Inmarsat e deverão estar disponíveis em 12 aeronaves Boeing B777-300 – o processo de entregas só deverá estar concluído no final de 2014 –, 10 Airbus A330 e 27 Airbus A350, que a companhia brasileira espera começar a receber dentro de 3 anos. Este equipamento técnico já é utilizado por algumas companhias aéreas mundiais e encontra-se certificado pela EASA (Agência Europeia para Segurança da Aviação).

A decisão em avançar para a instalação da tecnologia em voos da frota internacional, só é possível após 9 meses de testes em algumas rotas domésticas, onde os clientes puderam experimentar com sucesso, a realização de comunicações de voz, o envio e recepção de mensagens escritas e o acesso a redes de dados.

A TAM será ainda a primeira companhia aérea das Américas a disponibilizar aos seus passageiros – de forma permanente –, serviços de networking durante o voo e está determinada em liderar uma tendência que se acredita vir a generalizar durante os próximos anos.