Não é de agora que que o turismo está a crescer em Myanmar, a antiga Birmânia. A pacificação politica tem ajudado, a abertura ao mundo ocidental também, e as experiencias contadas na primeira pessoa, por um cada vez maior número de viajantes independentes, tem feito o que falta.

Não será pois por acaso que o governo sentiu os enormes benefícios vindos da actividade turística, facto que que o levou a investir na atractibilidade do país e na sua promoção junto de potenciais visitantes. Assim, e pela primeiríssima vez desde que o país é governado pelo regime militar, está a ser veiculada uma campanha internacional que tem por principal objectivo a promoção de Myanmar enquanto destino turístico.

Durante a apresentação da campanha, que tem por o mote “Let the journey begin”, o ministro do turismo, Aung Htay, e o Vice-Ministro do Planeamento Nacional e do Desenvolvimento Económico, Set Aung, referiram que há um claro interesse em aumentar o número de turistas no país, bem como criar condições para atrair novo investimento estrangeiro. Neste sentido, estão em discussão várias medidas de forma a simplificar a entrada de estrangeiros no país, nomeadamente a simplificação na atribuição de vistos, que poderão passar a ser gratuitos para os países pertencentes à ASEAN – Associação de Nações do Sudeste Asiático -, bem como a possibilidade em abrir as fronteiras terrestres com a Tailândia e a Índia. Trata-se de medidas que, a serem colocadas em prática, podem, efectivamente, revolucionar o acesso a este país do sul da Ásia continental.

Para além do vídeo, os interessados podem ainda consultar um catálogo, já disponível no issuu.