A maior fortificação abaluartada do mundo, existente em Elvas e talvez não muito conhecida entre portas, é o décimo quarto monumento nacional a ser elevado à constelação do património mundial protegido pela UNESCO – Organismo das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.

Em reunião da 36.ª sessão do Comité do Património Mundial, a UNESCO decidiu classificar as fortificações de Elvas como património da humanidade, desta feita na categoria de bens culturais. Curiosamente, entre as trinta e três candidaturas em análise, este era o único monumento português.

O alargado conjunto de fortificações, que remontam ao reinado de D. Sancho II, são reconhecidamente a maior tipologia de fortificações abaluartadas terrestres do mundo, estando distribuídas por uma área aproximada de 300 hectares e um perímetro compreendido entre oito e dez quilómetros.

Entretanto, o presidente da Câmara Municipal de Elvas já veio a público considerar que a classificação das fortificações da cidade é uma excelente notícia para o desenvolvimento da economia local. Segundo o edil, Elvas irá agora ser procurada “por uma afluência muito significativa de turistas”, tal como Évora, logo após o seu núcleo histórico ter sido classificado como Património Mundial da UNESCO.

O património cultural e arquitectónico português está pois de parabéns.