“Mais importante que o destino é a viagem”.
Eduardo Lourenço

Estas palavras do pensador português servem de mote para a 9a edição do LeV – Encontro Internacional “Literatura em Viagem”, organizado pela Câmara Municipal de Matosinhos, entre os dias 8 e 11 de Maio, onde por alguns dias a Biblioteca Municipal Florbela Espanca estará transformada no centro nacional da literatura de viagem.

Uma viagem pelas viagens. Pelas palavras. Pelos mundos do mundo. Pelos trilhos percorridos naquele continente longínquo. Pelos desertos intermináveis da imaginação.

O LeV é um encontro feliz em torno da palavra e da viagem. Um porto seguro de várias viagens e experiências. Um ancoradouro de personalidades tão diversas, e de áreas tão diferenciadas, que a promessa de uma mescla equilibrada e irresistível de vozes, faz da cidade de Matosinhos um destino único nestes dias de Literatura em Viagem.

A conferência inaugural da 9ª edição do LeV estará a cargo do ex-Presidente da República Dr. Jorge Sampaio, dia 8 de Maio, pelas 21h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

No último dia do evento, o LeV viajará também até à Fundação Saramago, em Lisboa, onde estão agendadas mais algumas sessões.

Mesas de discussão no LeV

Entre as muitas sessões programadas para o LeV, contam-se debates, música, exposições e o lançamento de vários livros. Tome nota de algumas das mesas de discussão:

Os Conflitos Interiores

Como se retrata uma pessoa, uma comunidade, um povo? É possível passar ao papel uma identidade individual ou coletiva? Em que medida os tormentos interiores determinam o que acontece na esfera pública?

Convidados: Artur Domoslawski e Cătălin Dorian Florescu
Moderação: Luís Ricardo Duarte

Entre o latido e o miado:
Conflitos Ancestrais

Cães e gatos estão condenados a desentender-se ou é a literatura capaz de reconciliá-los? No papel, os ódios ancestrais serão suavizados? Depois da morte das ideologias, o mundo divide-se entre cat persons e dog persons?

Convidados: Paloma Díaz-Más e Tessa de Loo
Moderação: Sérgio Almeida

O mal não é um lugar-comum

Há sempre algo de espetacular no Mal. Como dizia Tolstói, «somos infelizes cada um à sua maneira» e na infelicidade não há espaço para o cliché. Será esta a razão de existirem poucos romances felizes? O mal é um conceito ultrapassado na sociedade 2.0, ou ainda temos a capacidade de nos impressionarmos?

Convidados: Joel Neto, Llucia Ramis e Marc Pastor
Moderação: Pedro Marques Lopes

Mais informação: https://www.facebook.com/literaturaemviagem

Programa completo: http://www.cm-matosinhos.pt/pages/242?news_id=3428

Se necessitar de alojamento na região de Matosinhos ou Lisboa, poderá recorrer ao nosso parceiro Booking.com.

Funcionamento

Matosinhos | 8 – 11 Maio / 15
Biblioteca Municipal Florbela Espanca
Rua de Alfredo Cunha | 4450 Matosinhos
Tel.: 229 390 950

Lisboa | 11 Maio / 15
Fundação Saramago | A Casa dos Bicos
Rua dos Bacalhoeiros | 1100-135 Lisboa
Tel.: 218 802 040