A Rural Castanea, a decorrer entre amanhã e o próximo domingo, irá levar ao concelho de Vinhais, em Trás-os-Montes, mais uma edição da sua festa da castanha.

Numa altura em que a produção de castanha no concelho tem vindo a aumentar de forma sustentada, a 6ª edição do certame é não só uma excelente oportunidade para a promoção de um fruto com importantes propriedades nutricionais e gastronómicas, mas também de uma região de rara beleza natural e paisagística, como é o caso do Nordeste transmontano.

Quem visitar a festa da castanha, além da oportunidade para degustar muitos produtos da região expostos em vários stands, poderá encontrar nos restaurantes aderentes muitos pratos tradicionais confeccionados à base do fruto que no passado já foi substituto da batata. Igualmente digno de registo é o maior assador de castanhas do mundo – recorde no Guiness Book desde 2007 –, onde poderá participar no magusto gratuito a decorrer durante os três dias do certame.

A Rural Castanea conta ainda com uma “chega de touros”, o 8º passeio BTT – Tour da Castanha, apresentação de sonoridades tradicionais, jornadas gastronómicas e exposições de produtos regionais. Já a animação musical e de rua estará a cargo de vários grupos de gaiteiros e músicos locais, como o Cantus Vetustus ou o DJ FGarcia.

À semelhança do que já acontece com a Feira do Fumeiro, a organização ambiciona consolidar a Rural Castanea como uma festa de projecção nacional em torno da Rainha Castanha, bem como promover e valorizar o fruto que já representa uma parte significativa da economia local.

Para mais informações ou consultar o programa integral, visite o sítio internet da Câmara Municipal de Vinhais.