A agência de viagens online eDreams, da qual a Próxima Viagem é parceira, repetiu a 5ª posição no ranking de vendas da BSP Portugal durante o mês de Agosto o que, além de reflectir a consolidação do lugar, representa uma quota de mercado na ordem dos 4%.

Quando comparado com o período homólogo do ano anterior, trata-se de uma progressão com um incremento que atinge os 1.700%, mas facilmente justificada pelo facto da eDreams ter efectuado as suas emissões BSP em Espanha e só em Maio último as ter transferido para Portugal. Uma mudança que em muito tem a ver com o recente anúncio da criação de um novo líder europeu do negócio online, resultante da fusão da própria eDreams, da Go Voyages e da Opodo (leia mais em: Opodo, eDreams e Go Voyages dão origem ao líder europeu na venda online).

Mais importante que esta grande variação, segundo fonte da agência online, o que realmente conta é o resultado superior a 5,7 milhões de euros em vendas que foram alcançadas no somatório dos meses de Julho e Agosto. Com a nova estratégia, a eDreams assume-se como uns dos maiores players no mercado online da venda de voos e prevê fechar o ano com um valor superior a 11 milhões de euros em BSP.

Um elemento que não deixa de ser curioso, prende-se com o facto das vendas em BSP Portugal estarem a ser lideradas por rotas domésticas, nomeadamente, a rota Lisboa – Funchal, Porto – Funchal e Lisboa – Terceira.

A sigla BSP (Billing and Settlement Plan) é um sistema de contas desenhado pela IATA que permite a ligação GDS – Sistemas de Distribuição Global,  como o Amadeus, Worldspan ou Galileo – entre companhias aéreas e agências de viagens para a consulta de tarifas e venda de voos.