Em total contraste com o caos indescritível de algumas cidades, a serenidade imperturbável dos dias no Nilo é apenas interrompida pela débil brisa ou pelo som da água rasgada pela quilha da embarcação. As refeições, transformadas em verdadeiras aulas de cozinha do Médio Oriente, alternam-se entre palmas, sorrisos e músicas entoadas, muitas vezes numa espécie de pranto sofrível, pelos tripulantes que procuram surpreender com a versatilidade que tanto caracteriza e orgulha o povo núbio. Nas noites, a luz de lampiões a petróleo e do reflexo da lua, despertam os sentidos e o calor da alma. Há qualquer coisa de mágico e místico que nos rodeia, quem sabe numa evocação a Hórus – deus dos céus. E é sobre este encantamento desconcertante, de olhos voltados para as estrelas que pulsam no negro do céu, que se prepara o sono sobre a mesa central, entretanto forrada de finos colchões e almofadas.

De visita obrigatória, as aldeias núbias que proliferam junto ao curso do rio, são a forma mais genuína de contactar o povo e constatar in loco o seu modo de vida. Neste sentido, há uma forte probabilidade em que o capitão da embarcação seja natural de uma destas aldeias, o que significará ser ele próprio a mostrar suas origens. Se assim não for, há sempre os familiares e amigos que estão prontos a fazer da sua visita uma experiência etnologicamente rica e que perdure na memória. No espirito dos aldeões núbios, há sobretudo uma enorme vontade em descobrir a motivação da nossa visita, uma incansável hospitalidade e um grande desejo em que sejamos conhecedores dos seus costumes, problemas, sonhos e aspirações. A inevitabilidade da surpresa é outro dos atributos que abundam nestas aldeias: convite para um chá ou refeição, pedidos para que encontremos senhoras estrangeiras que se predisponham a casar com um cidadão local, ou participações como convidados de honra em casamentos tradicionais, são apenas alguns exemplos do que este tipo de experiência pode reservar.

Durante os cinco dias de percurso, outros dois pontos de paragem obrigatória são os templos de Kom Ombo e de Edfu. O primeiro, de origem ptolemaica e construído nas reminiscências de um templo muito mais antigo, é consagrado às divindades Hórus e Sobek, o que faz dele um caso especial, pois é o único templo encontrado no Egipto que é simultaneamente dedicado a dois deuses. Dispõe de duas entradas, resultantes da simetria perfeita entre as duas naves destinadas à consagração de cada um dos deuses, e um pátio frontal com 16 colunas, onde se mantêm cenas com cores originais, nomeadamente a do imperador romano Tibério, que é exibido numa pose de adoração e a realizar oferendas a várias divindades. O segundo, também de origem ptolemaica, é um dos templos mais bem preservados e interesses do antigo Egipto, sendo consagrado exclusivamente ao deus Hórus. A sua monumentalidade faz dele o segundo maior templo do Egipto, só ultrapassado por Karnak, em Luxor. Edfu, que terá permanecido em construção por mais de 180 anos, apresenta um hipostilo, um santuário e uma fachada caracterizada pela utilização de pilões, uma novidade introduzida durante o período do Novo Império. Os inúmeros hieróglifos e inscrições representadas nos baixos-relevos são muito abundantes e representam uma fonte importante de informação sobre a escrita, a mitologia e a religião durante a época em que foi construído.

Após cerca de duzentos quilómetros de uma emocionante viagem, a despedida é feita em Luxor, cidade nas imediações da antiga Tebas e capital do reino durante o Império Novo, há cerca de 3500 anos. A cidade é um grande museu ao ar livre, com destaque para os templos de Luxor e de Karnak. De fácil acesso e não muito distante, encontra-se ainda a grande necrópole constituída pelo Vale dos Reis e Rainhas.

No final, com ou sem baksheeh, a viagem de faluca será o resultado de uma experiência pessoalmente marcante e intensa. Os momentos de introspeção, a verdade social e o conhecimento da realidade local, perdurarão na sua memória e na das gentes com quem se cruzou.