O aeroporto de Lisboa, segundo dados divulgados pela ANA Aeroportos, irá bater novo recorde de passageiros durante o ano de 2012. Confirmando-se as estimativas anunciadas, está previsto um aumento de 1% face ao tráfego registado em 2011, que também já se verificou como o melhor ano de sempre, com 14,8 milhões de passageiros movimentados.

Segundo Guilhermino Rodrigues, presidente da ANA, as estimativas de crescimento baseiam-se na expectativa do incremento de tráfego por parte da TAP Portugal, na anunciada instalação de uma base operacional da companhia aérea low-cost Easyjet e do início da operação da Emirates Airlines, com os seus voos diários entre Lisboa e o Dubai. Caso o cenário previsto se venha a verificar, o aeroporto de Lisboa deverá fechar o seu exercício de 2012 com um número muito próximo dos 15 milhões de passageiros transportados.

O dirigente da ANA Aeroportos refere ainda que o crescimento induzido pelos três factores apontados, será suficiente para compensar a perda de passageiros com a retracção do mercado interno, em muito devido ao adensar da recessão económica que o país está a enfrentar.