Os passageiros que chegam desde hoje ao Aeroporto de Lisboa têm razões para estar satisfeitos. A estação de Metropolitano, que há muito havia sido projectada e já aguardava inauguração há vários meses, foi hoje finalmente aberta ao público.

O Aeroporto da Portela, que é a maior plataforma aeroportuária existente em Portugal e atingiu um novo recorde de sete milhões de passageiros movimentados, só no primeiro semestre de 2012, passa assim a dispor de uma ligação directa de Metropolitano ao centro de Lisboa, efectuada em apenas 16 minutos.

A estação Aeroporto, que sem dúvida alguma representa uma pequena revolução da mobilidade dos milhares de passageiros que diariamente utilizam esta estrutura aeroportuária, passa a substituir a estação Oriente enquanto terminal da linha vermelha, contanto pelo meio com as também novas estações de Moscavide e Encarnação.

Segundo as previsões do Metropolitano de Lisboa, as três estações agora inauguradas, que estão distribuídas pelos 3.326 metros adicionados à rede e resultam de um investimento de 210 milhões de euros, irão representar mais de 400 mil passageiros transportados mensalmente, o que significa uma enorme mais-valia, não só para os passageiros e trabalhadores do Aeroporto da Portela, mas também para os residentes da zona oriental de Lisboa. Além desde conjunto de vantagens, o Metropolitano de Lisboa valoriza ainda o facto de este prolongamento permitir uma redução estimada em 5.000 toneladas de emissões de CO2 anuais.

Com o troço agora inaugurado, a rede de metropolitano fica sete vezes maior do que quando abriu portas pela primeira vez em 1959. A linha única de então, com apenas 6,5 quilómetros de extensão, está hoje transformada num conjunto de quatro linhas independentes, distribuídas por 43 quilómetros e 55 estações.