Agostinho Mendes, fundador e editor do projecto Próxima Viagem, vai inaugurar na livraria Palavra de Viajante, em Lisboa, uma exposição de fotografia representativa de mais de 20 anos de viagens e errância pelo mundo. Entre 12 de Janeiro e 9 de Fevereiro de 2013, os visitantes são convidados a desfrutar da visão pessoal e intimista que o fotógrafo registou através das suas objectivas, nos mais diversos quadrantes do planeta.

Em pouco mais de duas décadas de viagens, há um antes e um depois; há histórias que talvez o fotógrafo não saiba contar, mas que ficaram registadas na memória, nas centenas de películas e milhares de ficheiros digitais. A imagem, seja ela objectiva ou mais abstracta, tem a grande capacidade de criar uma viagem momentânea que, para além de transportar o nosso imaginário até à magia característica de cada lugar, consegue falar ao coração e fazer reflectir sobre o propósito das coisas.

cartaz completo exposição vinte anos de olhar pelo mundo
ver cartaz completo

As 25 fotografias reunidas para esta exposição representam um mergulho no imaginário individual e resultam não só da tal errância pelo mundo, tantas vezes feita de caminhos inesperados e surpreendentes, mas também do muito que Portugal tem ainda por descobrir. Em rigor, uma grande viagem pode estar já ali, logo ao virar da esquina: basta apenas que a queiramos fazer!

O espaço expositivo conta com cerca de 30 metros lineares, distribuídos por duas salas, onde vão ser exibidas imagens nas categorias de retracto e paisagem, algumas das quais em formatos de grande dimensão.

A exposição conta com o apoio do projecto Próxima Viagem; dos laboratórios Fineprint, um dos mais reconhecidos laboratórios profissionais de impressão fotográfica do país; e da Livraria Palavra de Viajante, um espaço inovador e totalmente dedicado à temática das viagens.

Livraria Palavra de Viajante

Rua de S. Bento, 30 – Lisboa
Tel.: 21 195 63 40

De 12 de Janeiro a 9 de Fevereiro de 2013
Inauguração dia 12 de Janeiro, pelas 17h00. Entrada Livre.

Horário:
De Terça-feira a Quinta-feira, entre as 10h00 e as 19h00
De Sexta-feira a Sábado, entre as 10h00 e as 20h30