O entrecosto assado, no ponto em que permite preservar toda a suculência e sabor de uma carne com excelente qualidade, é acompanhado com arroz de feijão, com sabor e cremosidade dignos de nota positiva, mas onde a leguminosa talvez merecesse um pouco menos de cozedura.

De destacar ainda um dos pratos mais representativos da ementa: a sola à Zé Pataco. Trata-se de um enorme naco de carne grelhado, a escolher na versão vitela ou porco, servido com batatas fritas e salada ou, caso seja da sua preferência, com batatas a murro cobertas com um molho especial. O cabrito à Padeiro ou a Vitela na Caçoila são outras opções a merecer a sua atenção.

Nos pratos de peixe que pertencem à lista fixa, há uma predominante utilização do bacalhau que, além das tradicionais versões assado na brasa ou cozido, pode ser degustado nas versões Zé Pataco, com Broa ou Chora do Mar – prato composto por suculenta e deliciosa massinha de línguas de bacalhau. Tudo excelentes formas de saborear o “Fiel amigo”. Para os apreciadores de outros sabores do mar, estão disponíveis opções que passam pelo polvo – a confeccionar de diferentes formas –, o robalo, a dourada, o salmonete, o pregado ou vários mariscos, tudo com frescura condizente e a fazer esquecer que a lota fica a pouco mais de uma centena de quilómetros.

A lista de vinhos, com particular destaque para a região demarcada do Dão, não é muito extensa em quantidade, mas inclui algumas preciosidades que farão sorrir o Deus Baco. O vinho da casa, que é produzido na Quinta do Sobral, em Santar, é encorpado e de sabor acentuado, sendo suficientemente competente para acompanhar o prazer prolongado da experiência gastronómica.

cabidela de galinha
Farta em quantidade e qualidade, a cabidela de galinha do campo é uma verdadeira iguaria, onde a expressão “comer e chorar por mais” ganha força

No capítulo das sobremesas, na sua grande maioria confeccionadas dentro de portas, mas talvez um pouco longe dos predicados de outras iguarias, não existem nomes que remetam a curiosidade para os segredos do mestre doceiro mas, ainda assim, estão disponíveis algumas guloseimas típicas da região: o requeijão com doce de abóbora, o pudim de ovos, o leite-creme ou o bolo de bolacha. Poderá, contudo, optar por nomes com maior exotismo e que rementem a gula para destinos além-fronteiras; exemplo disso é o tiramissu, os profiteroles com chocolate ou a panna cotta de frutos do bosque.

queijo fresco com alho bringido e orégãos
O queijo fresco, temperado com azeite, orégãos e alho bringido é delicioso e uma agradável surpresa
sobremesa com natas e chocolate
Sem os predicados de outras iguarias, os doces merecem, ainda assim, uma valente colherada.