Com o seu centro histórico classificado pela UNESCO como património da humanidade, a cidade Lijiang, na província chinesa de Yunnan, é actualmente um dos locais mais conhecidos para escutar e conhecer a música tradicional Naxi. Apesar de nos dias de hoje este tipo de espectáculos musicais estarem muito virados para o turismo, através das muitas iniciativas que as agências de viagens promovem neste sentido, a experiência resultante da audição ao vivo desta música secular, além de nos fazer atravessar séculos de história, seguramente que não deixa ninguém indiferente. A música tradicional Naxi é fascinante e até certo ponto hipnotizante.

Soprano em concerto de antiga música Naxi, Lijiang

Além de inúmeras bandas que se dedicam ao ensino e expressão da música Dongjing yinyue na cidade de Lijiang, existem pelo menos quatro orquestras completas, habitualmente caracterizadas por três elementos ligados a uma sólida experiência do saber perpetuado pelo tempo: os homens idosos, pois a maioria dos músicos tem mais de 70 anos; os instrumentos antigos, que na sua generalidade ultrapassam os 100 anos; e as canções antigas, na sua grande maioria compostas por música clássica secular. Outro facto curioso, e ao contrário que possa parecer, as orquestras não são comportas por profissionais, pelo que uma grande parte dos seus membros são oriundos de todo o tipo de profissões e ocupações: artesãos, agricultores, professores ou carpinteiros, são apenas alguns exemplos.

Trecho musical de flauta em concerto de música Naxi, Lijiang

Genericamente os concertos de música Naxi podem ser apresentados de duas formas distintas: com os músicos sentados ou de pé. No primeiro caso, todos os elementos são cuidadosamente distribuídos por uma grande orquestra, que envolve a utilização de mais de duas dezenas de instrumentos musicais, para que se possa desenvolver uma prestação semelhante à música da câmara. Já no segundo caso, trata-se de uma apresentação mais informal, com menos elementos e instrumentos. De qualquer modo, e independentemente do tipo de apresentação que possa ser desenvolvida, envolve sempre uma grande multiplicidade de instrumentos: os de sopro, como o Sheng, Guan ou Dizi; os de percussão, onde podemos encontrar o Dagu, Paigu ou Huzuo Dagu; os de cordas, como a Huqin, Jinghu, Yangqin ou vários tipos de alaúdes e harpas; bem como outros instrumentos de pedra ou metálicos.

Trecho musical destacado pela flauta e canto tradicional Naxi, na cidade de Lijiang

Não sendo os únicos locais onde se podem desenvolver contactos com a música Naxi, o “Palácio Dongba” e o “Naxi Concert Hall”, em Lijiang, são neste momento as duas casas mais famosas da cidade, onde diariamente são realizados concertos.

Para planear uma viagem a Lijiang poderá recorrer ao serviço de reservas de voos de uma agência online como é o caso da eDreams, Netviagens ou Logitravel.

cantor de música Naxi
Cantor de música Naxi.
secção de cordas numa orquestra lijiang
Secção de cordas.